SAAEURA-MG - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região

34 3332-6500 SAAEURA ÁREA DO ASSOCIADO ÁREA DO EMPREGADOR

Notícias

Deputado Heli Grilo pretende trazer Colégio Ordem e Progresso para Uberaba

15 Fevereiro 2020

Amparado no Decreto nº 10.004/2019, do Governo Federal, o deputado estadual Delegado Heli Grilo  (PSL) vem trabalhando para implantar a primeira Escola Estadual Ordem e Progresso do interior em Uberaba. Atualmente, há apenas uma no Estado, sediada em Belo Horizonte. A instituição de ensino segue metodologia de ensino semelhante à do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, mas é gerida pela Polícia Civil de Minas Gerais.

O deputado expôs sobre as ações nesse sentido durante o 1º Encontro sobre a Metodologia das Escolas Militares e das Escolas Cívico-Militares que foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (10). Durante o evento, o deputado Heli Grilo destacou a importância do ensino público e da valorização dos professores, e ainda alertou sobre a necessidade de retomar a disciplina educacional que hoje é vista em escolas militares e cívico-militares. “Tenho notado que o presidente Jair Bolsonaro quer fazer isso, pois educação não é custo, é investimento. A partir do momento que se investe em educação, é menos um que vamos enfrentar lá na frente, nas ruas, onde a criminalidade é muito mais acentuada”, ressalta o parlamentar.

Desde que assumiu a função política, o deputado Heli Grilo destaca que entre os problemas observados nas escolas de Uberaba e região estão os confrontos entre estudantes, entre alunos e professores, e uma insistência geral de pedidos para obter vaga no Colégio Tiradentes. “Ao acompanhar também o colégio Ordem e Progresso é possível notar a disciplina educacional até nos alunos que ainda não têm idade para assimilar o que educação disciplinada”, avalia.

Visando ampliar o acesso de adolescentes e jovens a essa metodologia de ensino, o deputado Heli Grilo trabalha para implantar a segunda Escola Estadual Ordem e Progresso de Minas Gerais e a primeira do interior. “Vamos trabalhar para conseguir trazer pelo menos uma ou duas escolas para nossa região, tendo em vista que Araxá é uma cidade grande, terra de governador, e Uberaba é um pouco maior, tem apenas um Colégio Tiradentes, e onde se enfrenta intensa procura de vagas. Já estive com a secretária de Estado de Educação, no sentido de criar a segunda escola da Polícia Civil, que é o colégio Ordem e Progresso, no interior, em Uberaba. Inclusive, o prédio para receber o colégio já deve ser liberado nesta ou na próxima semana”, revela.

Por: JM Online