SAAEURA-MG - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região

34 3332-6500 SAAEURA ÁREA DO ASSOCIADO ÁREA DO EMPREGADOR

Notícias

Eleitores com títulos cancelados não poderão votar no pleito de outubro

21 Setembro 2018

Os eleitores de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia que passaram pela revisão biométrica obrigatória entre 2017 e 2018 devem ficar atentos à sua situação eleitoral. Um total de 213.172 eleitores não fez o recadastramento biométrico, tendo os seus títulos cancelados. Segundo a Justiça Eleitoral, esses eleitores estão impedidos de votar nas Eleições 2018 e deverão regularizar sua situação a partir de 5 de novembro. Em Uberaba, mais de 12% dos eleitores não poderão exercer o seu direito ao voto.

O recadastramento biométrico obrigatório começou em 1º de fevereiro de 2017 e terminou em 9 de fevereiro de 2018, mas os eleitores de Uberaba e dos outros três municípios que perderam o prazo tiveram até 9 de maio para regularizar a situação e estarem aptos a votar nas Eleições 2018. Porém, os que mesmo assim não o fizeram tiveram os títulos cancelados.

Conforme o percentual calculado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no eleitorado total antes da revisão biométrica, em Uberaba, o número de títulos cancelados chegou a 27.081 (12,02%). Já em Betim foram 43.539 (15,62%); em Contagem, 85.534 cancelamentos (18,70%), e em Uberlândia foram 57.018 (11,89%) títulos cancelados. Todos esses eleitores não estarão nas listas de votação dos dias 7 e 28 de outubro, se houver segundo turno. Por isso, não precisam comparecer aos seus locais de votação nesses dias, já que não poderão votar.

Além dos eleitores das cidades com biometria obrigatória que não fizeram o recadastramento, também podem estar com os títulos cancelados aqueles que não votaram e nem justificaram a ausência em três eleições consecutivas, sendo que cada turno é considerado uma eleição. Em Minas Gerais foram cancelados 1.448.018 títulos pelos mais diversos motivos. Para verificar sua situação, o eleitor pode fazer a consulta pelo Disque-Eleitor (148). 

Para regularizar a situação, a Justiça Eleitoral orienta que os eleitores irregulares procurem o Cartório Eleitoral, que fica localizado na rua Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, a partir de 5 de novembro. Na ocasião, o eleitor deverá justificar a ausência e fazer a biometria. Para evitar filas, o eleitor deve agendar seu atendimento no site 
www.tre-mg.jus.br ou no Disque-Eleitor com antecedência. O eleitor deve um documento de identificação oficial e um comprovante de residência atual.

Por: JM Online