SAAEURA-MG - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região

34 3332-6500 SAAEURA ÁREA DO ASSOCIADO ÁREA DO EMPREGADOR

Notícias

Grêmios Estudantis participam de pré-conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente

16 Agosto 2018

Com propostas relevantes para a consolidação das políticas públicas para as crianças e adolescentes, os jovens dos Grêmios Estudantis, da rede municipal de ensino de Uberaba já começaram a participar das pré-conferências, que darão subsídio para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba, que acontece nos dias 30 e 31 deste mês. O tema é: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.

Os eixos temáticos abordam os temas: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

As ações estão sendo promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau), com total apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed). A intenção é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitosde Uberaba, para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

De acordo com Gleicemar Barcelos, chefe do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, a escolha do temada Conferência foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

As propostas apresentadas permeiam assuntos muito em voga atualmente, como a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência, como letal, sexual, física e psicológica, além de racismo, LGBTfobia, dentre outros.

Durante os encontros, que continuam nos dias 14 e 16 de agosto, além da aprovação das propostas a serem encaminhadas para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA estão sendo eleitos delegados que participarão da conferência estadual representando os seguintes segmentos: Conselho de Direitos; Conselho Tutelar; Movimentos Sociais; Sistema de Justiça; Crianças e Adolescentes e Rede de Atendimento.

As conferências estaduais acontecerão entre janeiro a julho de 2019 e em outubro de 2019, acontecerá em Brasília a XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (XI CNDCA).

Período de inscrição para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 

18/06 a 17/08/2018, no site da Prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br)

Datas:

30/08/2018 – Anfiteatro da Prefeitura de Uberaba

31/08/2018 – Uniube – Campus Aeroporto

Por:
Monica Cussi / Comunicação Semed PMU