SAAEURA-MG - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região

34 3332-6500 SAAEURA ÁREA DO ASSOCIADO ÁREA DO EMPREGADOR

Notícias

Mês da Consciência Negra terá ações sobre Cultura Popular e Congada

07 Novembro 2017

A Fundação Cultural, por meio do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro, realizará durante o mês de novembro diversas ações sobre Cultura Popular, Congada e Moçambique com o Projeto Juventude Viva. As atividades fazem parte da agenda que marca o mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e tem o objetivo de levar cultura e informação à juventude de Uberaba.

A primeira ação aconteceu na terça-feira, dia 31 de outubro, em uma manhã de palestra para os alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes. A palestra foi sobre a Cultura Popular e abordou o 13 de Maio e a festa de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Uberaba, atendendo 160 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dez estagiários da UFTM.

O primeiro momento contou com uma breve apresentação teórica sobre as festas de Congada em Uberaba e, logo em seguida, os alunos assistiram ao documentário “Tambores do 13 de Maio”. A equipe falou sobre a Consciência Negra, Igualdade Racial e Direitos Igualitários. 

“Foi um trabalho bem produtivo e prazeroso e, ao longo do mês, teremos encontros semanais na escola, com palestra aos alunos do Tempo Integral, além de oficina de Congado para os alunos em geral, que demonstraram grande interesse pela temática”, destacou o coordenador de oficinas Vitor Hugo Cardoso dos Santos. Segundo ele, a iniciativa deve ser estendida a outras escolas municipais, nos próximos meses. 

Além da atividade na escola municipal, nos dias 9 e 16 de novembro acontecerá a palestra e oficina “Congada - passos e ritmo”, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, às 9 horas. A ação será aberta a toda a comunidade.



Por: JM Online