SAAEURA-MG - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região

34 3332-6500 SAAEURA ÁREA DO ASSOCIADO ÁREA DO EMPREGADOR

Notícias

Varal solidário promove conscientização de jovens sobre sustentabilidade e consumo responsável

29 Novembro 2019

Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” – Feti promoveu, a partir desta segunda-feira (25), o “Varal Desapego Solidário”, que acontece na sede da fundação, no bairro Fabrício. O projeto tem a proposta de conscientizar os jovens sobre a importância do consumo responsável, visando à sustentabilidade através da troca de roupas, calçados e acessórios, além de cobertas, lençóis e toalhas em bom estado de conservação.

“O consumismo, a solidariedade, o bem-estar coletivo e a empatia são temas recorrentes trabalhados com os alunos da Feti”, explica a diretora do Departamento de Iniciação Profissional, Sônia Manzan. Além do Varal Desapego Solidário, a Fundação já desenvolveu várias ações solidárias, como campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos e visitas às instituições de caridade.

O Varal do Desapego Solidário surgiu com a apresentação do objetivo e reflexão da proposta realizada pela equipe da Feti aos seus alunos e posteriormente, a doação dos itens para a ação. Sônia diz que a dinâmica da ação oportunizará uma troca justa entre os participantes e que foi fundamental para a adesão dos alunos ao projeto. “Para cada item doado, o jovem recebeu uma ficha de identificação que permite a ele retirar dos outros itens a mesma quantidade que doou” explica a diretora.

A quantidade de doação surpreendeu de forma positiva a equipe. Foram mais de 400 peças de roupas, 60 pares de sapatos e 150 itens diversos. A visitação ao espaço montado especialmente para essa ação será realizada por todas as turmas até sexta-feira (29) para que possam realizar as trocas. Sônia acredita que “cidadania e construção de valores se fazem com atitudes simples, que financeiramente nada custam e que são capazes de levar alegria a tantos lares que necessitam de objetos que, muitas vezes, estão sobrando nas casas de tantas pessoas”.

A Feti encaminha jovens ao mercado de trabalho e, conforme a Lei de Aprendizagem de 2000, quando da contratação, além da prática vivenciada na empresa, os aprendizes retornam à Feti para curso de 400 horas com propostas estruturadas pelo Ministério da Economia e a instituição.

Por: JM Online