SAAEURA-MG - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região

34 3332-6500 SAAEURA ÁREA DO ASSOCIADO ÁREA DO EMPREGADOR

Notícias

Escola Municipal recebe projeto CodeKids que ensina programação como ferramenta educacional

05 Abril 2018

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta (04), mais um projeto inovador para a rede pública, na área tecnológica. Alunos de 8 a 14 anos, da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães terão oportunidade de aprender lógica de programação, por meio de jogos digitais, em parceria entre o Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic) e o CodeKids, com apoio do Parque Tecnológico de Uberaba. A ideia é incentivar os alunos, de maneira divertida, a se conectarem com habilidades linguísticas, espaciais, interpessoais, de lógica e de criatividade, acompanhando a evolução das tecnologias como ferramenta para o ensino-aprendizagem.

Gustavo Moreira de Oliveira, diretor de Tecnologia e Inovação do CodeKids afirma que o objetivo é oportunizar mais crianças a terem contato com a tecnologia. “Mas dessa vez o CodeKids irá mais além. Os jogos serão desenvolvidos de acordo com as reais necessidades de cada turma nas duas disciplinas mais importantes do currículo escolar: matemática e português. O CodeKids atuará concomitantemente com o professor da disciplina, que apresentará a teoria em sala de aula e o CodeKids aplicará essa mesma teoria na criação de jogos, reforçando o aprendizado do aluno”, completa.

A partir de um estudo do Detic, por meio da avaliação diagnóstica realizada nas escolas no início do ano, identificou-se que cada turma apresenta necessidade de reforço em algum tópico de matemática e português. Portanto, os jogos serão desenvolvidos enfatizando esses conceitos, com um jogo diferente para cada turma. Ao total serão cinco jogos de matemática e cinco jogos de português para cada uma das turmas que o CodeKids irá atuar nesse período.

O intuito é trabalhar concomitantemente com o professor da disciplina. Por exemplo, se o professor de matemática irá trabalhar em sala de aula o conceito de “polinômio” o CodeKids irá também construir com o aluno no laboratório de informática, um jogo que precisa do conceito de polinômio, reforçando o que foi passado pelo professor, enfatiza Gustavo.

Luiz Henrique, chefe do Detic, considera o projeto fruto de um planejamento da equipe pedagógica do departamento. “Levar a programação para a escola pública é um grande passo, que coloca Uberaba mais uma vez à frente. Sabemos que esse tipo de atividade focada na interdisciplinaridade e na inovação tecnológica tem resultados significativos no ensino-aprendizagem.

Monica Cussi


Semed/PMU